quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Novo Atlas Histórico do Brasil em versão online

Resultado de imagem para Novo Atlas Histórico do Brasil em versão online

FGV apresenta novo Atlas Histórico em versão online


03/01/2017


A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV/CPDOC) oferece uma nova forma de estudar a História do Brasil. Já está no ar a versão moderna e atualizada do 'Atlas Histórico. Brasil 500 anos', que foi publicado originalmente em 1998, pela revista IstoÉ. Realizado com o apoio da Finep,  esse é o primeiro altas histórico lançado no Brasil nos últimos 18 anos.
O material foi elaborado por uma equipe de pesquisadores do FGV/CPDOC, em conjunto com o jornalista e tradutor Bernardo Joffily e a historiadora Mariana Joffily (UDESC).
O novo Altas abrange o período histórico que vai desde as navegações portuguesas no século XVI (antes do descobrimento do Brasil) até a Nova República, chegando ao final do Governo Lula.
“O Atlas veio completar uma enorme lacuna na documentação histórica disponível para estudantes. O Atlas do MEC foi lançado há quase 50 anos, e o da IstoÉ, que foi a base da qual partimos, há duas décadas. Temos agora um Atlas mais atualizado e disponível online, o que torna o acesso democratizado e universal. Esperamos que seja muito usado por professores e alunos”, explica Celso Castro, diretor do FGV/CPDOC.
A plataforma digital reúne mapas, imagens, arquivos de mídia (áudios e vídeos) e textos explicativos, desenvolvidos pela equipe de pesquisadores da Fundação Getulio Vargas. O novo Atlas foi enriquecido com verbetes do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro do CPDOC e com itens do Acervo Histórico do FGV/CPDOC. Todo o material passou por revisão e atualização, para adequação ao novo modelo voltado totalmente para consulta online.
“Esse Atlas conjuga o conteúdo atualizado da versão anterior com a riqueza do acervo e do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro do CPDOC. Criamos um material inovador, no qual os estudantes podem visualizar as informações em diferentes formatos, como infográficos, por exemplo. Já os professores têm uma robusta fonte para o preparo de suas aulas, enriquecida pelos textos elaborados pela equipe do FGV/CPDOC”, observa Mariana Joffily.
O acesso às informações é totalmente gratuito. A expectativa dos pesquisadores é que a obra seja um importante instrumento para a realização de trabalhos escolares e acadêmicos e que estimule a curiosidade e a vontade de conhecer a história do Brasil.
Algumas das vantagens da versão digital, assinala Mariana Joffily, é que novos períodos históricos podem ser acrescentados com maior agilidade, facilitando a atualização das informações. Outro aspecto positivo é a possibilidade de projeção de mapas e infográficos, por exemplo. Desse modo, surge a alternativa de apresentação de todo o conteúdo contido em um mapa ser feito aos poucos, à medida que o professor ministra sua aula.
“Nesse Atlas a informação é apresentada em camadas. É possível ir, aos poucos, ?navegando pelo conteúdo. Gosto muito do mapa interativo, que mostra as Grandes Navegações e no qual é possível verificar cada uma das trajetórias feitas pelos navegadores da época”, acrescenta a historiadora.
Desde sua criação, em 1973, o FGV/CPDOC atua na produção e disponibilização de bens públicos relacionados à história do Brasil. Recentemente, a unidade da FGV passou também a atuar na produção de material didático.
Todo o conteúdo do Atlas Histórico está disponível neste site

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP