sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A POLITIZAÇÃO DO PRECONCEITO: A polêmica sobre a escolha do uniforme pelos alunos do colégio Pedro II

Resultado de imagem para A POLITIZAÇÃO DO PRECONCEITO: A polêmica sobre a escolha do uniforme pelos alunos do colégio Pedro II

Se quisermos conhecer as verdadeiras faces do preconceito no Brasil, basta analisar a repercussão de ações que visam a conceder algum tipo de melhoria nas condições de vida de setores sociais historicamente marginalizados. Quando as cotas raciais em universidades públicas começaram a ser aplicadas, grupos conservadores prontamente se organizaram para apontar que essas ações afirmativas iriam nivelar por baixo o ensino superior brasileiro. Para as mentes racistas, “preto não pode ser doutor”.
Já a grande ascensão social registrada na última década fez com que a população pobre se fizesse presente em lugares como aeroportos e shopping centers. Não por acaso, uma das grandes frustrações das classes média e alta foi ter que dividir espaço com indivíduos que, segundo o status quo elitista, deveriam se limitar às favelas ou aos bairros mais pobres. As mesmas pessoas que abominam o Bolsa Família por supostamente incentivar os pobres ao ócio e a ter mais filhos (quando as estatísticas corroboram o contrário) se calam diante do fato de o governo federal dedicar quase metade de seu orçamento para o pagamento de dívidas (locupletando ainda mais o setor financeiro do capitalismo).
Pois bem, o Colégio Pedro II, localizado no Rio de Janeiro, decidiu extinguir o uso de uniformes masculino e feminino, deixando a cargo do estudante a possibilidade de escolher qual vestimenta utilizar, calça ou saia, de acordo com sua identificação de gênero. Como não poderia deixar de ser, a atitude da centenária instituição carioca revoltou as mentes intolerantes, que não se intimidaram em expressar preconceito contra aqueles que não se enquadram nos padrões de gênero socialmente aceitos. 
Para ler o texto completo de Francisco Fernandes Ladeira clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP