domingo, 1 de maio de 2022

A Guerra na Ucrânia e os seus impactos - 3. Rússia e Ucrânia num mundo novo

 





Como Ignacio Ramonet assinalou, uma das consequências deste novo cenário é a crescente dependência da Rússia em relação à China, que está a adquirir poder hegemónico sobre aquele país. É significativo que Putin tenha ordenado a invasão da Ucrânia após uma reunião com Xi Jinping e uma vez terminados os Jogos Olímpicos de Inverno, o grande jogo de propaganda da China para a era pós-Covid. Para ler o texto de José Natanson clique aqui


Leia "James Tweedie: A NATO pode rearmar a Ucrânia?" clicando aqui


Leia "John Mearsheimer: Porque é o Ocidente o principal responsável pela crise ucraniana" clicando aqui


Leia "Gonzalo Lira: A recapitulação da guerra" clicando aqui


Leia "António Gomes Marques: Sobre a guerra na Ucrânia" clicando aqui


Leia "Alastair Crooke: A Guerra na Ucrânia - "Erros, tanto tácticos como com consequência estratégica"" clicando aqui


Leia "Michael Roberts: Acabou o impulso de globalização?" clicando aqui





Como a China ajuda os países em desenvolvimento a reduzir a dívida ao invés de aumentá-la

Justin Lin Yifu


Justin Lin Yifu (林毅夫) é o reitor do Instituto de Nova Economia Estrutural da Universidade de Pequim, e é ex-economista-chefe do Banco Mundial


Contexto

Com a crescente crise da dívida no Sri Lanka, a mídia ocidental dominante está novamente propagando a chamada "teoria da armadilha da dívida" chinesa, usando exemplos como o porto de Hambantota naquele país. Nesta entrevista, Lin Yifu refuta essa distorção midiática da cooperação para o desenvolvimento da China, aponta a ineficácia da ajuda dos países ocidentais e suas instituições financeiras multilaterais, e explica como a cooperação para o desenvolvimento internacional da China transcendeu o modelo ocidental para alcançar o desenvolvimento mútuo com o Sul Global.

Pontos-chave

  • Os problemas da dívida de muitos países em desenvolvimento se acumularam durante um longo período de tempo. Por exemplo, estudos feitos por especialistas mostram que 90% da dívida do governo do Sri Lanka foram contraídos através de empréstimos a outros países, e apenas 10% foram creditados a empréstimos chineses. Oitenta e cinco por cento da dívida dos "países altamente endividados" da África foram adquiridos de países desenvolvidos antes dos investimentos do país asiático no continente.
  • Depois dos anos 80, com o recrudescimento do neoliberalismo, o Ocidente empurrou a narrativa de que a lacuna de infraestrutura poderia ser reduzida pelo setor privado. Seguindo o conselho do FMI e do Banco Mundial, a maioria dos países em desenvolvimento implementou reformas para reduzir os gastos públicos do governo e aumentar o papel do mercado. Isso levou a uma deterioração das condições econômicas.
  • Um exemplo de condicionalidade resultante de um empréstimo do FMI é que Burkina Faso foi solicitada a implementar 500 reformas institucionais por ano.
  • A assistência prestada a partir de empréstimos dos países ocidentais aos em desenvolvimento foi baseada na experiência dos primeiros. Seus investimentos, de modo geral, foram feitos em setores como educação, saúde, direitos humanos e transparência política, que não puderam reduzir os gargalos de desenvolvimento.
  • Com base em sua própria experiência como país em desenvolvimento, a China criou um modelo de desenvolvimento de infraestrutura mais cooperação em parques industriais baseado nos princípios de consultas extensivas, contribuições conjuntas, e benefícios compartilhados. O modelo não apenas ajudou a criar um ciclo contínuo de crescimento econômico para os países em desenvolvimento, mas também aumentou sua capacidade de pagar suas dívidas. Essa é a razão pela qual os projetos internacionais de infraestrutura da China são apoiados por muitos países.

Resumo

Lin assinala que não existe algo como a "armadilha da dívida" chinesa. Se as economias dos países em desenvolvimento não crescerem, as regiões sofrerão com o desemprego e agitação social e política. Os países em desenvolvimento deveriam descobrir um caminho adequado para seu próprio desenvolvimento com base em seus próprios fracassos e sucessos.

Fonte: 观察者网


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP