Navegando pelo cinema
"Ainda Estou Aqui": um filme que trata dos que ficaram
O filme nos faz refletir: é razoável tratar com relativismo ou até naturalidade a banalização do ocorrido durante nossa ditadura? Para ler o texto de Ian Caetano clique aqui
Mujica: ‘A vida é uma longa guerrilha’
Faltava relembrar os ‘sonhos’ políticos e existenciais do ex-presidente do Uruguai não só relacionados ao seu país, mas a toda a América Latina. Princípios de vida e de política expostos por ele em diversas ocasiões, em viagens a Nova Iorque, onde discursou na Assembleia Geral da ONU, na Alemanha e em Londres, onde foi intensamente aplaudido na palestra, em Oxford, na vinda ao Brasil e na estadia no Japão. “Presidentes fazem o que podem, e os Estados Unidos são o lugar onde eles podem menos”, registra Mujica no filme, depois de encontrar Barack Obama. E sobre a tradição dos cerimoniais de recepção a chefes de estado em visita a países estrangeiros: “Parece que são reis, recebidos com tapetes vermelhos, um número enorme de funcionários ao seu redor, as cornetas tocando, a bajulação…”. Para ler o texto de Léa Maria Aarão Reis clique aqui
Mujica em (muito) movimento
Normalmente alheio às badalações mundanas, na década passada José Mujica deixou várias vezes sua chácara na periferia de Montevidéu para fazer palestras e lançar seu livro em alguns países. Foi acompanhado em parte dessas viagens por Pablo Trobo, seu cineegrafista na campanha presidencial de 2009. O material rendeu a Trobo uma trilogia cujo primeiro tomo é "Os Sonhos de Pepe" ("Los Sueños de Pepe – Movimiento 2052"). Dedicado especificamente às viagens e às preleções filosóficas de Mujica, esse filme será seguido por outros sobre a sua visão política e a sua vida pessoal. Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui
Críticas a "The Room Next Door", de Pedro Almodóvar
Depois de ter sido o “filme de abertura” do LEFFEST de 2024, "The Room Next Door", primeira longa metragem de Pedro Almodóvar em inglês, estreou nas salas de cinema portuguesas. “Leão de Ouro” na passada Mostra de Veneza (com júri liderado por Isabelle Huppert), este diálogo do realizador com a morte, tem sido recebido com pouco consenso, como o demonstram os três tribunos que assinam aqui as críticas ao filme. Para lê-las clique aqui
Carlos Alberto Mattos - Seringueiros: na guerra, nas lutas
Davi Caro: “Beatles ‘64” prova que mesmo a mais contada das histórias pode ter algo de novo
Olivier Barlet - A evolução do cinema nigeriano: entrevista com Ike Nnaebue sobre "No U-Turn"
Eduardo Magalhães: A impossibilidade de ser Kafka – Leffest 2024
Alan Alves - Analisando Kathryn Bigelow: "A hora mais escura" (2012) e "O inimigo real"
0 comentários:
Postar um comentário