Juliana Cordeiro Soares Branco & Daniela Oliveira Ramos dos Passos - Condições do trabalho docente e de tutoria na EAD: fragilização e precariedade
O presente texto
visa abordar aspectos relacionados ao trabalho docente na Educação a Distância-EaD. Para tal apresenta estudo bibliográfico e documental sobre o tema, analisa a
política Universidade Aberta do Brasil-UAB na perspectiva do trabalho de tutoria
e como na contemporaneidade o capitalismo vem alterando a composição da classe
trabalhadora, inclusive no âmbito educacional. Como considerações, entendemos
que as experiências em EaD seja algo diverso, amplo e com uma multiplicidade de
fatores que são positivos, como levar educação a lugares longínquos e de difícil
acesso às instituições educacionais presenciais. Porém, o que chamamos a atenção
é para a precariedade do trabalho docente e de tutoria que tem aspectos perversos
de contratação, fragilização ou inexistência de vínculos empregatícios, além da
sobrecarga de trabalho. Para ler o texto de

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