LIVRO - Pedagogias de(s)coloniais saberes e fazeres- Inés F. Mouján, Elson S. Silva Carvalho,Dernival V. R. Júnior (orgs.)
A
reflexão sobre a pedagogia e a prática pedagógica, juntamente com a criação
literária e a teologia, são algumas das principais áreas em que a produção
acadêmica latino-americana é conhecida no mundo. Ironicamente, a originalidade
e a efervescência do pensamento pedagógico latino-americano estão de certa
forma conectados com a relativa ausência do Estado e suas instituições,
incluindo a escola, em grande parte das sociedades e grupos que habitam o
território. Este vazio, que está intimamente vinculado a ideias sobre quais
populações são e não são dignas de receber educação, abre um espaço em que
educadores empenhados e comprometidos com processos de afirmação da vida humana
podem realizar inovações importantes no campo do ensino. Porém, mais do que
meramente responder a um vazio, estas pedagogias se firmam nos mesmos
processos de afirmação da vida de comunidades, na luta frente à colonialidade
do Estado e do conhecimento moderno. Para ter acesso ao conteúdo integral do
livro (234 págs.) clique aqui
LIVRO - Ejercicios sobre lo postergado: escritos poscoloniales / Alejandro De Oto. [et al.]
Os ensaios reunidos neste volume são o resultado do trabalho
realizado pelos membros do projeto "Morfologias da colonialidade na
investigação em ciências humanas e filosofia. Materiais, dispositivos,
discursos" da Faculdade de Filosofia, Humanidades e Artes do Universidade
Nacional de San Juan. Embora a realização desta publicação ocorra por ocasião
do final do período que enquadra este projeto em particular, o livro é fruto de
intercâmbios iniciados anteriormente e se estendem a eventos acadêmicos, escritos
compartilhados e cursos de pós-graduação. Para acessar o conteúdo integral do
livro (314 págs.) clique aqui
LIVRO - Bitácora de un navegante: Teoría política y dialéctica de la historia latinoamericana: antología esencial / Atilio Alberto Boron
0 comentários:
Postar um comentário