sábado, 29 de abril de 2017

"Arca Russa" de Aleksandr Sokúrov - Filme Completo

Resultado de imagem para "Arca Russa" de Aleksandr Sokúrov - Filme Completo

Um aristocrata francês passeia pelos corredores de um museu e encontra diversos personagens notáveis da história da Rússia. Arca Russa foi filmado numa única tomada ininterrupta, sendo assim, é contínuo tal qual no teatro. O filme toma emprestado o mito da Arca de Noé, neste caso, o Museu Hermitage, de São Petesburgo, com suas obras de arte de valor incalculável, seria a arca que enfrentaria o "dilúvio", no caso a Revolução Russa de 1917.
Arca Russa, é uma deslumbrante obra-prima do russo Aleksandr Sokúrov, um dos maiores cineastas da atualidade.
Ela apresenta um museu como um ser vivo, uma entidade que respira e tem personalidade própria. Sokúrov empresta alma ao colossal palacete do Hermitage, em São Petersburgo, um dos maiores museus do mundo, testemunho da saga russa ao longo dos séculos. Arca Russa foi filmado em um plano-sequência único, sem cortes, que dura 97 minutos e atravessa 35 salas do museu, transformando a tela de cinema em um quadro vivo por onde desfilam três séculos de história: Pedro, o Grande; Catarina II; Nicolau l; Nicolau II e Alexandra Feodorovna; a última ceia dos Romanov, que é contraposta à Santa Ceia; o baile que encerra o filme e funciona como metáfora para os derradeiros brilhos do Império Russo.
Foram utilizados cerca de três mil figurantes na filmagem, que aconteceu em 23 de dezembro de 2001. Contudo, lembra Sokúrov, é um erro dizer que o filme foi feito em um único dia: a ideia surgiu há 15 anos e só a preparação levou sete meses. O filme ganhou o prêmio IFC Visions no Festival de Cinema de Toronto 2002 como melhor filme.
Simbiose perfeita de cinema, história e artes plásticas, Arca Russa é uma experiência visual única e inesquecível.

Para ver o filme clique no vídeo aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP