domingo, 24 de maio de 2015

Palmira, o oásis multicultural em risco nas mãos do Estado Islâmico


A presença do autoproclamado Estado Islâmico (EI) em Palmira é uma ameaça à “Veneza das areias”, um “local avassalador” pela sua dimensão, importância e beleza. Um oásis literal e cultural, espaço milenar de tolerância e uma entrada única no grande livro da História da humanidade. A urgência é palpável nas vozes de todos os que lembram que a sua preservação deve ser “uma batalha de todo o mundo”.
A hipérbole é constante nas descrições da cidade-oásis cujo património está agora nas mãos dos guerrilheiros que deixaram uma rota de destruição no Iraque (o museu de Mossul, partes das cidades ancestrais de Nimrud e Hatra, vestígios assírios em Níneve) e que agora ameaçam o antigo entreposto comercial na Síria.
Tal como na quarta-feira os guerrilheiros assomaram a Palmira erguendo as suas bandeiras negras, gerando a fuga do Exército de Assad e dos habitantes que conseguiram escapar, durante milénios vários povos entraram na zona em busca de descanso, dinheiro e do outro – o comerciante de distantes paragens, o mercador do Eufrates, o soldado romano.
Para ler o texto completo de Joana Amaral Cardoso clique aqui

Leia também “Palmira: uma catástrofe para a história” de Jorge Almeida Fernandes clicando aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP