sábado, 26 de outubro de 2013

Debate sobre Biografias no Observatório da Imprensa

A polêmica em torno do assunto voltou a esquentar após a associação "Procure Saber" declarar apoio à exigência de autorização prévia dos biografados ou de suas famílias para publicação de uma obra
A associação reúne artistas de peso como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Djavan, liderados pela produtora Paula Lavigne, e foi criada para discutir a reforma da fiscalização dos direitos autorais. O grupo defende que "direitos e obrigações sejam equânimes e que não haja abusos à guisa de proteger direitos que não estão sendo violados".
Desde abril, um projeto de lei que permite a exibição de cinebiografias ou biografias impressas sem a autorização prévia do personagem retratado ou de sua família aguarda apreciação na Câmara dos Deputados. O texto já estava pronto, mas um recurso de 74 deputados obrigou o tema a ser discutido em plenário. Outros 1500 projetos aguardam apreciação, o que torna praticamente inviável que o debate ocorra antes que o texto perca a validade.
Obras dedicadas a inúmeras personalidades da história estão embargadas, como Roberto Carlos, Guimarães Rosa e Raul Seixas.
Para debater o assunto, Alberto Dines recebe os jornalistas e biógrafos Ernesto Rodrigues e Mário Magalhães. Para ver a entrevista clique aqui


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP