quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Castells vê “expansão do não-capitalismo”

O professor Manuel Castells é um dos sociólogos mais citados no mundo. Em 1990, quando os mais tecnologicamente integrados de nós ainda lutavam para conseguir conectar seus modens, o acadêmico espanhol já documentava o surgimento da Sociedade em Rede e estudava a interação entre o uso da internet, a contracultura, movimentos de protesto urbanos e a identidade pessoal.
Paul Mason, editor de notícias econômicas da rádio BBC, entrevistou o professor Castells na London School of Economics (Escola de Economia de Londres) sobre seu último livro, “Aftermath: The Cultures of Economic Crisis” (“Resultado: as Culturas da Crise Econômica”), ainda sem tradução para português.
Castells sugere que talvez estejamos prestes a ver o surgimento de um novo tipo de economia. Os novos estilos de viver dão sentido à existência, mas a mudança tem também um segundo motor: consumidores que não têm dinheiro para consumir.
São práticas econômicas não motivadas pelo lucro, tais como o escambo, as moedas sociais, as cooperativas, as redes de agricultura e de ajuda mútua, com serviços gratuitos – tudo isso já existe e está se expandindo ao redor do mundo, diz ele. Se as instituições políticas vão se abrir para as mudanças que acontecem na sociedade – é cedo para saber. Seguem trechos da conversa.
Para ler a entrevista de Manuel Castells clique aqui

3 comentários:

Thamy 29 de novembro de 2012 às 14:19  

Professor Miguel, adorei esta entrevista com o Castells. Sempre conversei sobre isso com o Miguel. Não sei se o senhor já ouviu falar nas Ecovilas, não se trata de comunidades em "decrescimento" como fala Castells, mas sim comunidades que se utilizam das novas tecnologias para viverem de uma forma menos consumista e mais sustentável. Existem Ecovilas mais avançadas, na Europa e aqui no Brasil também, que além de se enquadrarem nesta forma sustentável de viver, também se utilizam do escambo, redes de agricultura , inclusivo todo um processo educacional vem acontecendo nestes espaços. Sempre falo que assimq ue eu formar foi-me embora para um Ecovial. Abaixo deixo um vídeo ilustrativo, para o Senhor poder formar melhor o conceito do que seja uma Ecovila e também o endereço de um site de uma Ecovila (viu , até site eles tem!).
http://www.youtube.com/watch?v=MipldiYbwRw

http://www.terrauna.org.br

Beijo Thamy

Thamy Souza 29 de novembro de 2012 às 15:01  
Este comentário foi removido pelo autor.
Thamy Souza 29 de novembro de 2012 às 15:04  

Correcöes:

*Inclusive
*Vou-me embora
*Ecovila

Os dedos as vezes teimam em ser mais rápidos que a mente.

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP