quinta-feira, 18 de abril de 2024

HUMOR - Porta News entrevista: Como não pagar imposto de renda

 




Cada herói tem suas próprias armas. O Thor tem o martelo, o Homem de Ferro tem uma armadura ultra tecnológica, o Batman é um grande burguês safado e o Dr. Renê tem uma OAB. E em breve um certificado em Práticas de DJ pelo Senac. Até o advogado mais fraco poderia te informar sobre todas as gambiarras da lei para burlar o Imposto de Renda como se você fosse um jogador de futebol com ex-mulheres demais, mas trouxemos o melhor. Sobra mais tempo para você tentar tirar uma selfie com a Rafa Kalimann na praia. Divirta-se clicando aqui

Nos caminhos da arte

 





A política e a literatura




A escritora Vera Saad conta os bastidores da escrita do livro “A face mais doce do azar, que resgata o início dos anos 1990 para ilustrar a desestruturação de uma família afetada pela política econômica da Era Collor. Para ler o texto de Vera Saad clique aqui









Fotos magistrais de Daniel Kordan




Prepare-se para se surpreender com essas imagens inspiradoras capturadas pelo talentoso fotógrafo Daniel Kordan. Suas fotografias notáveis ​​mostram as maravilhas ilimitadas do nosso planeta, revelando paisagens encantadoras que ainda não foram totalmente exploradas. Cada uma das fotografias de Kordan transmite uma sensação de beleza natural e detalhes fascinantes. Confira as fotos clicando aqui e aqui








Manifesto pau-brasil - 100 anos




A recepção do Manifesto, de modo geral, foi marcada por intenso incômodo, como tudo o que diziam e faziam os modernistas do grupo mais radical. Para ler o texto de Maria Lúcia Outeiro Fernandes clique aqui

quarta-feira, 17 de abril de 2024

"The Punishing Kiss" - Manuel de Freitas


 


The Punishing Kiss




Ainda tenho nas mãos a lanterna


de Diógenes, a mesma que me


levou da Sé Velha até ninguém.



Beijaram-se muito, naquela escura taberna.


Eram novos, eram talvez de outra


cidade. Mas acreditavam excessivamente


na colisão do afeto — e por pouco


os não apedrejaram, alegando por exemplo


que é proibido o amor a quem manifeste


sintomas inequívocos de estar apaixonado.


Este país, de fato, é um cemitério sem saída.



Sentado ao seu lado, preferi a cobardia


e o silêncio. Há versos — já pensaram nisso? —


que podem demorar quase tanto como a morte.



Manuel de Freitas




Para ter acesso ao mais recente livro de poesia "Nas sílabas do vento" do autor do blog clique aqui


O lulismo em seu labirinto conciliatório




André Singer diz que o lulismo encarna um reformismo progressista fraco, de caráter conciliatório. Seus limites políticos são bem conhecidos. Para ler o texto de Rodrigo Medeiros e Luiz H. Faria clique aqui


Antonio Martins - Orçamento-2025: onde está o "rombo"?


Alexandre Costa Barbosa - IA: a urgência das Infraestruturas Públicas Digitais


Cintia Alves: Sergio Moro criou processo secreto para movimentar dinheiro da Lava Jato sem prestar contas a ninguém


Luís Nassif: Guerra ao tráfico custa morte e R$ 50 bilhões anuais


Edison Veiga: Desigualdade no Brasil prejudica também quem não é pobre


Controle social (con)trolado


Bianca Pyl: Entregadores de app passam fome, sede e enfrentam jornadas de até 80 horas semanais, mostra pesquisa


Rubens Carvalho: A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos


Guilherme Arruda - Saúde Digital: ameaça imperial ou promessa de soberania?


Elide Rugai Bastos: Como Florestan depenou o mito da democracia racial


Nancy Fraser: Alemanha me censurou por apoiar a Palestina

 




A Universidade de Colônia cancelou o convite à filósofa Nancy Fraser como professora visitante após tomar conhecimento de que ela havia assinado uma carta em favor da Palestina. Em sua primeira entrevista após a censura, Fraser afirma que não permitirá que a Alemanha a impeça de defender o povo palestino contra as atrocidades de Israel. Para ler sua entrevista clique aqui


Chefe de inteligência doméstica alemã defende seus esforços para policiar os "padrões de pensamento e fala" dos cidadãos, descrevendo a nova delito de "deslegitimação sistemática da conduta do Estado"


Ellen Cantarow: O Genocídio de Israel


Ben Burgis: O direito ao retorno do povo palestino é uma questão de justiça histórica


'Mosab Shawer - Mamãe, estamos morrendo': só conseguimos ouvir seus filhos em Gaza em seus últimos dias


Viktor Mikhin - Médio Oriente: O ataque militar do Irão acabou, o que vem a seguir?


Dmitry Orlov: Os israelenses estão se comportando de forma inteligente?


José Catarino Soares: A única questão importante da guerra na Ucrânia que continua em aberto


Aleena Im: Por que a Ucrânia entrar na OTAN é uma má ideia


'John T. Psaropoulos - Brincando com fogo': a frustração da Ucrânia cresce com os legisladores dos EUA e da Europa


Winslow Myers: Além da autoextinção


Hugo Albuquerque: O enigma da Alemanha


Whitney: Guerra e pilhagem no leste do Congo


Leif Weatherby: A diabólica língua do Silício


Katya Schwenk: A Suprema Corte dos EUA pode acabar criando outra crise financeira de 2008


HAEVN: "Where the Heart is"

 


Para assistir à interpretação de "Where the Heart is" pelos HAEVN clique no vídeo aqui

Navegando pelo cinema





 "Dias perfeitos"




Ainda sob os efeitos do belo filme de Wim Wenders, as impressões vão se desdobrando, as associações acontecendo. O paradoxo que se apresenta já na saída. A vida de Harayama, o faxineiro dos banheiros públicos de Tóquio, vida repetitiva, trabalho constante de limpeza dos restos, do lixo e do nojo (nosso, não dele) em limpar o tempo todo o banheiro dos outros, justo o banheiro público que no mais das vezes é um lugar atirado, coisa pelo chão, restos das ressacas e da falta de papel, do molhado na frente dos vasos, dos entupimentos, e tudo o mais. Ao mesmo tempo a experiência do viver, da poesia, da lírica nos gestos, nas expressões, na canção desde "The house of the rising sun" até o calor da voz de Nina Simone em "Feeling good". Tocar na beleza da vida, fazer esse reconhecimento, mesmo que fugaz. É o paradoxal que faz o enigma e a chegada ao espectador: algo se transmite do ato criador quando estamos diante da arte. Arte na vida. Para ler o texto de Lucia Serrano Pereira clique aqui







 Banquete diletante




Diante das notícias sobre a fome em Gaza, achei difícil me sintonizar com "O Sabor da Vida" ("La Passion de Dodin Bouffant"). Filme puramente diletante, sem a mais vaga conotação social, pretende narrar a história de amor entre um gourmet refinadíssimo de fins do século XIX e a cozinheira que trabalhava para ele há 20 anos. No decurso desse tempo, eles dividiram a mesa e a cama sem consolidar uma relação de casal. Até porque, como todos os personagens do filme, eles parecem viver somente em função de comer bem e ver os outros comerem. Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui









"Great Yarmouth: Provisional Figures": o vampirismo do corredor de longa distância




Ver o mais recente filme de Marco Martins é, como acontece com todo o grande cinema sujo do grão digital e dos heróis do proletariado global, olhar. Já estive perante as suas imagens em duas ocasiões diferentes e, em ambas, vi a apoderar-se de mim aquele martelante ensaio de John Berger «Why Look at Animals», que sempre no tom sussurrante da verdade, gentil porque sábio e porque sábio então gentil, nos conta como não olhamos os animais e, em conclusão, como eles já não conseguem também olhar para nós. Para ler o texto de Susana Bessa clique aqui


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