sábado, 8 de agosto de 2020

Manifesto - Julian Rosefeldt (Alemanha, 2017)

Manifesto | Cate Blanchett vive 13 personagens em trailer – Volts

Os históricos manifestos de arte podem ser aplicados à sociedade contemporânea? É isso o que Cate Blanchett tenta responder ao explorar os componentes performáticos e o significado político de declarações artísticas e inovadoras do século XX, que vão dos futuristas e dadaístas ao Pop Art, passando por Fluxus, Lars von Trier e Jim Jarmusch.
Manifesto (The Manifesto) - Julian Rosefeldt (Alemanha, 2017,1:38).
Para assistir ao filme clique no vídeo aqui



"Francofonia: Louvre Sob Ocupação" - Alexander Sokurov (França, Alemanha, Holanda, 2015 

Francofonia - Louvre sob Ocupação - Almanaque Virtual

Misturando trechos encenados com documentário, o filme discute a relação da arte com o poder quando o Museu do Louvre, como toda Paris, ficou sob regime nazista na Segunda Guerra. “Quem seríamos sem os museus?”, questiona Sokurov durante o docudrama. Ter um grande museu como foco principal de seu filme não é inédito para o diretor. Antes de “Francofonia”, o cineasta mostrou os longos corredores do Museu Hermitage, em São Petersburgo, em “Arca Russa” (2002). Sokurov chegou a pensar em fazer “Francofonia” em um único e longo plano-sequência, como fez com “Arca Russa”, filmado em uma cena de 87 minutos. No entanto, o diretor abandonou a ideia durante a produção. Curiosamente, ou coincidentemente em tempos de pandemia, o filme mostra cenas de arquivo de uma Paris vazia. No caso, por conta da ocupação nazista. Sokúrov já abordou o nazismo em outro título de sua filmografia, “Moloch” (1999), que fazia um retrato da intimidade de Adolf Hitler e Eva Braun. “Francofonia” foi premiado no Festival de Veneza, mas ficou sem o Leão de Ouro.
Francofonia: Louvre Sob Ocupação (Francofonia, le Louvre sous l’Occupation - Alexander Sokurov (França, Alemanha, Holanda, 2015, 1:28).
Para assistir ao documentário clique no vídeo aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP