quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Fontes de informação especializada em africanidades

Resultado de imagem para Fontes de informação especializada em africanidades

Este trabalho objetiva identificar algumas fontes de informação, de diferentes tipologias, que versam sobre africanidades. Na metodologia, foram aplicados os seguintes métodos na etapa de coleta de dados: levantamento de fontes de informação relacionadas à África na literatura nacional e internacional da Ciência da Informação; pesquisa em motores de busca para a identificação de sites e/ou instituições produtoras ou responsáveis por fontes relacionadas à África; obtenção de informações sobre fontes relacionadas à África mediante contato com pesquisadores da área de Ciência da Informação e/ou através de contatos de pesquisadores africanos. Na etapa de análise dos dados foram: verificadas informações referentes a outras fontes sobre africanidades; examinadas a disponibilidade de acesso às fontes através da Internet; e organizadas as informações sobre as fontes mediante o preenchimento dos critérios descritos no tópico “Apresentação e Descrição das Fontes de Informação”. Como resultado dessas etapas, foi elaborado um guia com 19 fontes de informação especializada em africanidades. O tema é considerado razoável e relevante para os usuários interessados nessa temática e para os profissionais da informação que atuam, seja no campo da formação e disseminação de acervos, seja na pesquisa e geração de conhecimentos sobre fontes de informação que tratam a respeito da África. 
Para ler o texto de Wellington Marçal de Carvalho, Angerlânia Rezende e Gracielle Mendonça Rodrigues Gomes clique aqui


Conheça dezenove fontes de informação seguras sobre África e africanidades

Resultado de imagem para Fontes de informação especializada em africanidades

As fontes de informação, de diversas instituições pelo mundo, reúnem centenas de milhares de publicações, a maioria das quais avaliadas por especialistas da área. 
Pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizaram um estudo que resultou na elaborado um guia com dezenove fontes de informação especializada em África e africanidades. O resultado dessa pesquisa foi publicada recentemente na Revista do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), chamada “Ponto de Acesso”.
Wellington Marçal, Angerlânia Rezende, que são docentes da UNIR, e Gracielle Mendonça, bibliotecária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fizeram o levantamento das fontes na literatura nacional e internacional da ciência da informação utilizando motores de busca para a identificação de sites e/ou instituições produtoras ou responsáveis por tais fontes.
Além disso, os pesquisadores obtiveram informações sobre este tipo de ferramenta através do contato com outros estudiosos da área de ciência da informação e/ou com pesquisadores africanos. “A noção de ‘africanidades’ adotada no presente trabalho leva em conta as pertinentes considerações de pesquisadores brasileiros, dedicados aos estudos das literaturas africanas de língua portuguesa e, também, da área da educação”, dizem os pesquisadores.
Segundo eles, “o tema é considerado razoável e relevante para os usuários interessados nessa temática e para os profissionais da informação que atuam, seja no campo da formação e disseminação de acervos, seja na pesquisa e geração de conhecimentos sobre fontes de informação que tratam a respeito da África”.
As fontes de informação coletadas foram organizadas em quatro categorias denominadas: 1) fontes de informação social e de humanidades; 2) fontes de informação de finanças, estatística e indicadores econômicos; 3) fontes de informação para o desenvolvimento ambiental sustentável e 4) fontes de informação em saúde. Para ter acesso às fontes encontradas pelos pesquisadores divididas por categorias clique aqui


Igreja Universal pode ser expulsa de Angola

Igreja Universal de Edir Macedo ainda é acusada por pastores de tentar punir “rebeldes” que denunciaram as irregularidades à Justiça angolana.

Igreja de Edir Macedo é investigada em dois processos-crime. O primeiro visa apurar denúncias de atos contra a integridade de religiosos angolanos, como vasectomias forçadas. O segundo, investiga denúncias sobre envio de dinheiro ao exterior ilegalmente. 
Para ler o texto de Vinicius Assis clique aqui


Entenda como caos se instalou na Líbia após derrubada de Muammar Gaddafi 


O curioso deste quadro é que no momento da agressão contra o país, Gaddafi se alinhava ao ocidente e já tinha atendido as demandas das potências ocidentais. 
Para ler o texto de Moisés Saab clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP