domingo, 22 de dezembro de 2019

Só a união das forças democráticas pode derrotar o bolsonarismo. E ela tem de começar agora

BRAZIL-POLITICS-LULA

Apesar dos inúmeros crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente neste primeiro ano de governo, não há no horizonte qualquer articulação da oposição pelo impeachment. A despeito dos escândalos de corrupção envolvendo a cúpula bolsonarista, Jair Bolsonaro segue com seu projeto de destruição da democracia e o aparelhamento ideológico do estado brasileiro com certa tranquilidade.
Ao final do primeiro ano de mandato, o presidente conta com 30% da aprovação dos brasileiros. A popularidade parou de cair, e a rejeição estancou em relação às pesquisas anteriores. Se a eleição presidencial fosse hoje, Bolsonaro estaria garantido no segundo turno e com condições de ser reeleito.
As notícias são ruins para o campo democrático, que parece ainda não ter entendido o que representa o bolsonarismo no poder. Até agora, não vimos uma oposição atuante no Congresso no enfrentamento ao extremismo governista. Há combates pontuais aqui e ali, mas não uma articulação entre os partidos, que consolide a formação de um bloco único em defesa da democracia. 
Para ler o texto de João Filho clique aqui

Leia "O Brasil precisa de mais regulação e fiscalização de agrotóxicos, não menos" de Mara Laura Canineu clicando aqui

Leia "Ciência e tecnologia como um mosaico penumbroso no Brasil: a importância do jornalismo científico" de Caroline Marques Maia e Vinícius Nunes Alves clicando aqui

Leia "Batismo de sangue: Ritual de iniciação da milícia do RJ inclui assassinato, esquartejamento e cemitério clandestino" de Herculano Barreto Filho clicando aqui


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP