segunda-feira, 21 de outubro de 2019

LIVRO: Cuba en revolución. Miradas en torno a su sesenta aniversario & Cuba / 60. Vidas na Revolução


Para ter acesso ao conteúdo completo do livro clique aqui



Cuba / 60. Vidas na Revolução

Resultado de imagem para Cuba / 60. Vidas na Revolução

Cuba / 60. Vidas na Revolução é uma narrativa oral da vida nas Grandes Antilhas, 60 anos após a Revolução. Feito por seis cineastas cubanos, o filme convida a abordar, a partir de um olhar íntimo e diário, as transformações ocorridas em Cuba, suas realizações e desafios.
Na segunda-feira, 21 de outubro, no âmbito do Fórum "Cuba em Revolução: 60 anos de transformações" em Havana, o filme "Cuba / 60. Lives in Revolution" produzido pela CLACSO, com o apoio do Escritório Regional México, América Central e Caribe de Rosa Luxemburg Stiftung e a colaboração do ICAIC, Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica.
O documentário, com duração de uma hora, retrata os retratos de cubanos de várias gerações, alguns que viveram tempos revolucionários antes de 1º de janeiro de 1959, outros jovens nascidos e treinados na nova Cuba nesses sessenta anos de construção de uma sociedade. mais justo
Conrado Tasé Machado, um agricultor como seu pai, testemunhou na infância a repressão na época de Fulgencio Batista na Serra Maestra e beneficiária da reforma agrária após o triunfo revolucionário. "Desde então, trabalhamos com mais entusiasmo, com mais interesse, porque já sabíamos que estávamos trabalhando em um pedaço de terra que nos pertencia", diz ele, sentado na frente de sua fazenda, e destaca que o que ele não poderia fazer se seus três filhos alcançassem Eles estudaram e se formaram. "Cuba, a maior coisa que existe", conclui.
Mais experiências o seguem na ilha do Caribe, como a de Maidelys Gómez, instrutora de arte de uma escola primária em San José de las Lajas, Mayabeque.
Ou o de Alfonso Menédez, diretor artístico do Teatro Martí, em Havana, que fala sobre como ele se beneficia dos cuidados de saúde que priorizam a saúde do paciente em Cuba.
Ramón Silverio, promotor de artistas em Santa Clara, criou o centro de arte El Menjunje há 35 anos, onde dá espaço a jovens músicos e abre as portas para a diversidade. Ramón lembra como se hoje tivesse visto a coluna Che Guevara passar semanas antes de entrar em Havana.
A engenheira química Yolainys Salgado, supervisora ​​de poços de petróleo em Santa Cruz del Norte, conta como ela opera em um meio com a maioria dos homens que ela tem sob sua responsabilidade.
O filme termina com a história de Tato Ayress, músico chileno e artista plástico com sede em Havana, há 42 anos, um dos muitos estrangeiros que escolheram Cuba como seu lugar na

Para assistir ao documentário clique no vídeo aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP