quinta-feira, 30 de maio de 2019

"Bolsonaro não é caso clínico, mas criminal", afirma psiquiatra em entrevista


"O que ele está fazendo são crimes. Crimes contra a Constituição, crimes contra os direitos, são crimes contra a humanidade. Deveriam ser tratados como criminosos. Não como doentes". 
Para ler a entrevista de Roberto Tykanori clique aqui

Leia "Bolsonaro trata quem tem outra opinião como inimigo e idiota", diz dom André de Witte clicando aqui

Leia "Protestos lembram que Bolsonaro ainda não indicou um ministro da Educaçãode Leonardo Sakamoto clicando aqui

Leia "Para governo, estudante está errado e apenas pauta de apoiador é legítimade Leonardo Sakamoto clicando aqui

Leia "Não basta ser contra. É preciso lutar contra essa farsa que nos roubou a democraciade Marcelo Barros clicando aqui

Leia "A distopia ambiental a um passode Roberto Andrés clicando aqui

Leia "Brasil e EUA lideram retrocessos ambientais, aponta estudo que abrange mais de um séculode Edison Veiga clicando aqui

Leia "Brasil torna-se anão político no debate climáticode Sucena Shkrada Resk clicando aqui

Leia "Cursos Pré-Universitários Populares e o pensamento crítico contra as desigualdades do sistema educacional brasileiro" Entrevista com Carmo Thum e educadores do curso Alternativa de Santa Maria clicando aqui

Leia "Racismo e genocídio de negros e indígenas são patrocinados pelo Estado brasileirode Paulo Cannabrava Fiulho clicando aqui

Leia "Aprovação de MP no Senado impõe derrota a Bolsonaro e determina reabertura do Conseade Guilherme Zocchio clicando aqui

Leia "Projeto de Osmar Terra nos mantém na lanterna do mundo ocidentalde Thais Reis Oliveira clicando aqui

Leia "O governo persegue a ciência e cassa pesquisadores. Foi durante a ditadurade Vitor Nuzzi clicando aqui


Carta a um jovem brasileiro

 

Rogério Cezar de Cerqueira Leite*

 

29/05/2019

 

Eu gostaria de escrever-lhe uma carta sobre poesia, embora sem o talento do alemão Rainer Maria Rilke, sobre a importância da literatura, das artes, do conhecimento; enfim, sobre tudo o que enriquece a humanidade. Mas eis que nossos líderes agridem tudo que alicerça a cultura de um povo, tal seja a filosofia, a sociologia, a história.


Eu queria escrever-lhe sobre a dádiva da natureza ao brasileiro, sobre as nossas matas, os nossos rios, a nossa fauna e a nossa rica e bela biodiversidade. Pois bem, nossos dirigentes não apenas corrompem as providências para amenizar as inexoráveis e trágicas consequências do aquecimento global como também incentivam o desmatamento e a poluição da atmosfera.



Eu queria falar-lhe, jovem brasileiro, da dignidade do trabalho e da necessidade de conhecimento para enfrentar a dinâmica implacável do progresso tecnológico. Entretanto, esse novo governo asfixia nossas universidades com cortes de verbas e obtusa perseguição.

Eu queria falar-lhe de ciência e tecnologia, da consequente industrialização do nosso país e dos benefícios sociais e econômicos que adviriam de investimentos em pesquisas. Mas esses nossos governantes continuam a desindustrialização começada nos governos Collor e FHC, cortando recursos para ciência, tecnologia e formação pós-graduada, sem o que não haverá industrialização possível já em futuro próximo.


Eu queria escrever-lhe sobre o valor da cidadania, da liberdade, sobre a decência do homem de bem. Porém, “esses arremedos de déspotas” que presidem sobre esta nação liberam a posse de armas, cooptam e protegem milicianos, homenageiam extorsionários e torturadores, estimulam a violência.
Eu gostaria de poder falar-lhe sobre nosso país, sobre nossa história, nossa arte, nossos escritores, nossa música, nossas conquistas. Mas não posso. Nosso país se curva aos interesses imperialistas dos EUA. 


1.     
Eu queria falar-lhe do ideal de justiça, da solidariedade. Contudo, só vejo ostentação, narcisismo. Juízes vivendo em palácios “nababescos”, servidos a lagostas, pagas com o suor do trabalhador brasileiro. O que um juiz do Supremo come de lagosta e bebe de vinho importado, diariamente em uma única refeição, equivale ao que come por mês uma família que vive com salário mínimo. E, ao contrário de suas excelências, o cidadão brasileiro paga por suas refeições. Eu pensava em conversarmos sobre seu futuro, seus sonhos. E olho para nossos congressistas, supostos guardiões da cidadania e de seu porvir. E só ostentam escandalosa cupidez.


Confesso que eu queria inculcar-lhe, jovem brasileiro, uma certa compulsão por justiça social, um certo interesse pelo próximo e pelo distante, um pouco de civilidade enfim. Mas seria um esforço perdido, tendo em vista a dominação intelectual e ideológica desse governo por um farsante, obsceno e fascista, uma espécie de Rasputin de bordel.



Eu gostaria de encontrar alguma palavra de alento para apaziguá-lo. Eu não queria ser cínico ou parecer desalentado, derrotado. Seria talvez bom se eu pudesse fingir, mentir um pouco. Mas não. Só posso pedir-lhe que me perdoe, e a todos aqueles das gerações que precederam a sua, pelo que lhe subtraíram e talvez também pelo que lhe ensinaram.

*Rogério Cezar de Cerqueira Leite
Físico, professor emérito da Unicamp, membro do Conselho Editorial da Folha e presidente do Conselho de Administração do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais)

Fonte: Aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP