quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Saiba por que as mulheres são mais sensíveis que os homens

Resultado de imagem para Saiba por que as mulheres são mais sensíveis que os homens


Quando falamos de sentimentos e emoções, há de fato uma diferença entre homens e mulheres? Afinal, os homens são vistos como indivíduos mais racionais, enquanto as mulheres são mais voltadas para as emoções. No entanto, isso de fato é verdade? Talvez não. E é o que você vai ver agora neste artigo.
Um estudo recente, realizado por pesquisadores da Universidade de Montreal e o Instituto Universitário em Saúde Mental de Montreal, no Canadá, descobriu que certas diferenças no funcionamento cerebral afetam a forma como homens e mulheres respondem a imagens negativas.
 
ciência explica por que as mulheres são mais sensíveis que os homens
Para realizar esse estudo, os pesquisadores se inspiraram nas diferenças em doenças mentais observadas entre os dois gêneros. "Nem todos são iguais quando se trata de doenças mentais", diz Adrianna Mendrek, uma das pesquisadoras. "As mulheres podem ter maior reatividade emocional por serem duas vezes mais propensas a sofrer de depressão e transtornos de ansiedade do que os homens, então isso pode explicar muitas coisas".
Estudos anteriores também deram credibilidade à teoria de que mulheres e homens reagem a estímulos emocionais de diferentes maneiras. Mendrek e seus copesquisadores descobriram anteriormente que o sistema límbico (parte do do cérebro que cuida das emoções e da memória central) reagiu de forma diferente entre homens e mulheres quando os participantes foram apresentados a imagens negativas. Assim, eles decidiram dar um passo adiante neste estudo, já que agora escolheram pesquisar se os níveis hormonais também afetam esse processamento psicológico.
ciência explica por que as mulheres são mais sensíveis que os homens
O estudo foi feito com 46 participantes (25 mulheres e 21 homens), e os pesquisadores descartaram alguns potenciais fatores que pudessem contribuir no resultado, como idade, nível de educação, etnia, estado civil e status socioeconômico. Todos os voluntários fizeram um exame de sangue no início para avaliar os níveis de estrogênio e testosterona, para ver como isso afetaria os resultados. Eles foram então expostos a imagens que evocaram emoções positivas, negativas ou neutras, enquanto eram submetidos a exames de imagem por ressonância magnética funcional (FMRI). Os participantes também tiveram que rever suas respostas emocionais ao olhar para cada imagem.
No geral, os homens pareciam muito menos reativos às imagens emocionais do que as mulheres. Os níveis mais altos de estrogênio pareciam indicar maior sensibilidade às imagens, enquanto os níveis mais altos de testosterona estavam associados a indivíduos menos sensíveis.
Ao avaliar a reação do cérebro às imagens, os pesquisadores descobriram que o córtex pré-frontal (PFC) e a amígdala cerebelosa no hemisfério direito do cérebro foram ativados tanto para homens como para mulheres. No entanto, a conexão entre esses dois componentes foi mais forte nos homens, levando à interação adicional entre essas duas partes, e assim diminuindo a sensibilidade aos estímulos.
ciência explica por que as mulheres são mais sensíveis que os homens
Os pesquisadores explicaram que as reações do córtex pré-frontal e da amígdala cerebelosa podem nos ajudar a revelar muito sobre como as pessoas processam suas emoções. O córtex pré-frontal é a parte do cérebro que ajuda a processar interações sociais, e também é o mediador de raciocínio, emoções e percepções. A amígdala cerebelosa, por outro lado, é a parte usada para detectar ameaças, e muitas vezes é desencadeada quando alguém sente tristeza ou medo.
"Uma ligação mais forte entre essas áreas nos homens sugere que eles tenham uma abordagem mais analítica do que emocional quando lidam com emoções negativas", diz Stéphane Potvin, professora associada do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Montreal. "É possível que as mulheres se concentrem mais nos sentimentos gerados por esses estímulos, quando os homens permanecem um pouco ‘passivos’ em relação às emoções negativas, tentando analisar o impacto e os estímulos ".
A equipe de Mendrek acredita que seu estudo mostra exatamente como os cérebros masculino e feminino parecem funcionar de forma diferente a nível psicológico. "Há fatores biológicos e culturais que modulam nossa sensibilidade a situações negativas em termos de emoções", completa Mendrek. Ela concluiu que o próximo passo é pesquisar exatamente como os hormônios afetam as reações das pessoas a vários tipos de emoções, como tristeza, medo ou raiva.

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP