terça-feira, 31 de outubro de 2017

O(a) intelectual em tempos de internet: a ética do(a) trabalhador(a) online

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Intelectualidade administrada, intensificação do trabalho docente, adoecimento docente e a semiformação da produção intelectual são algumas das reflexões a serem abordadas neste ensaio em relação aos possíveis redimensionamentos na organização social do trabalho docente de carreira superior, sobretudo em tempos de globalização da internet e de ferramentas tecnológicas de trabalho, como: E-mail, WhatsApp e Facebook – que permitem e impõem a conexão dos docentes em tempo integral. Estamos diante de um novo tipo de trabalhador(a): o(a) intelectual online. Neste ensaio, produzimos alguns conceitos para refletirmos a respeito da semiformação do produtivismo acadêmico fundamentado em uma espécie de mentalidade do ticket “às avessas” e a produção do que optamos por nomear de “preconceito integrativo”. Desse modo, os conceitos elaborados neste ensaio são: “Tempo Stand by”, “Pré-atenção induzida”, “Hiperatenção fluida”, “Intelectual online”, “(Auto)imagem como autoria” e “Preconceito integrativo”. 
Para ler o texto completo de Isabella Fernanda Ferreira clique aqui

1 comentários:

Ana Souza 1 de novembro de 2017 às 12:53  

Infelizmente caímos nos números e esquecemos o mais importante que é o prazer em fazer. Esse prazer nos torna humanos. O excesso de produtividade nos transforma em máquinas.
Triste raça humana

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