segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Les Statues Meurent Aussi: contribuição teórica para uma leitura pós-colonial

«Quand les hommes sont morts, ils entrent dans l’histoire. Quand les statues sont mortes, elles entrent dans l’art. Cette botanique de la mort, c’est que nous appelons la Culture », afirma Chris Marker em voz-off no plano inicial.

Les Statues Meurent Aussi (As Estátuas Também Morrem) nasce de uma encomenda remetida pela revista Présence Africaine, responsável por ter projetado escritores fundamentais no que respeita à teorização da identidade negra, como Aimé Césaire ou Léopold Senghor, a dois cineastas franceses, Alain Resnais e Chris Marker, que pretendia reflectir sobre o estatuto da chamada arte negra. O documentário, exemplo pioneiro da escola do cinéma verité, começou a ser pensado ainda no ano de 1950 e deveria, numa primeira instância, invocar o assunto principal, intitulando-se precisamente L’art Négre
Para ler o texto completo de Joaquim Pedro Marques Pinto clique aqui

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