domingo, 26 de abril de 2015

A respeito da Violência


“O colonialismo não é uma máquina de pensar, nem um corpo dotado de razão. É a violência em estado primitivo e não pode submeter-se senão perante uma violência maior.” Frantz Fanon, Os Condenados da Terra, 1961
O Indie Lisboa, a Reitoria da Universidade de Lisboa e a Alambique apresentam uma sessão especial do filme A RESPEITO DA VIOLÊNCIA, de Göran Hugo Olsson, na Aula Magna, na próxima quarta-feira, dia 29 de Abril, às 21h.
Através dos textos de Frantz Fanon, A RESPEITO DA VIOLÊNCIA apresenta material de arquivo e várias entrevistas, relatando fragmentos da história dos povos africanos e das lutas pela liberdade e independência. A modernidade da proposta estética de A RESPEITO DA VIOLÊNCIA propõe ao público uma nova análise dos mecanismos do colonialismo, permitindo uma outra leitura das origens dos conflitos atuais.
Com excertos ligados à história do colonialismo português em Angola, Moçambique e Guiné, A RESPEITO DA VIOLÊNCIA tem particular ressonância entre nós no ano em que se assinalam os 40 anos da independência dos países africanos de língua oficial portuguesa.
Para ler o texto completo clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP