domingo, 15 de março de 2015

As opções reais para combater o Estado Islâmico


O Estado Islâmico (EI) está a fazer tudo para atingir o seu objetivo, claramente estabelecido, de criar um grande Califado, usando, para isso, e deliberadamente, a brutalidade extremada. Acha que essa brutalidade vai forçar outros a aceitar as suas exigências ou a sair de cena. Quase todos no Médio Oriente e além estão horrorizados e profundamente assustados com o sucesso obtido até agora pelo EI.
O que tornou tão difícil o avanço dos opositores do EI foi a sua incompreensão de que as suas próprias loucuras e prioridades erradas foram o que permitiu ao EI emergir e apresentar tal ameaça.
O EI alega que a sua atuação é motivada por princípios religiosos inscritos no Alcorão. E muito provavelmente os seus aderentes acreditam nisto, o que evidentemente torna quase impossível a negociação com eles, seja de que forma for. É isto que os faz diferentes dos antes chamados movimentos salafistas, que existem há algum tempo. A Al Qaeda, a Irmandade Muçulmana e os Talibans são movimentos que combinam militância com pragmatismo.
Para ler o texto completo de Immanuel Wallerstein clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP