sábado, 14 de fevereiro de 2015

Músicos africanos se unem para promover integração entre povos à beira do rio Nilo


Começa com uma batida do tambor, um acorde do baixo ou algumas notas do oud. Depois entram o saxofone e o violão, o pandeiro riq e a flauta de cana conhecida como kawala. Mais instrumentos e vozes se juntam, tecendo uma só música a partir de diversos elementos. As pessoas na plateia estão sorrindo e, até o fim da noite, estarão de pé, dançando.
Cada um dos 13 músicos nesta performance do "The Nile Project" (Projeto Nilo, em tradução literal) está em sua melhor forma, e entre as cantoras há cinco divas maravilhosas. Há a cantora etíope Selamnesh Zemene, que faz a casa toda se mexer com sua dança e sua voz influenciada pela tradição poético-musical azmari. Há também Alsarah, que é do Sudão e do Brooklyn, em Nova York, aclamada pelo jornal britânico The Guardiancomo "a nova princesa do pop da Núbia e do retrô sudanês". A ruandesa Sophie Nzayisenga toca de forma virtuosa o inanga, um instrumento de corda que, em suas mãos, produz encantamento e tons suaves. A etíope-americana Meklit Hadero, cofundadora do "The Nile Project", traz uma voz pura e a estética do jazz/hip-hop/folk para suas composições originais. Dina El Wedidi, uma das favoritas entre as jovens do Egito, tem vocais poderosos que variam entre os clássicos épicos a um hino da Revolução Egípcia.
E há também Jackline Kasiva Mutua, a primeira mulher a quebrar a tradição queniana do batuque exclusivamente masculino.
Os membros da banda soam como se tocassem juntos há muito tempo, mas, na verdade, o projeto é composto por músicos de diferentes países, estilos e tradições musicais. Bem-sucedidos em seus próprios campos, eles tiveram de aprender escalas, afinações e ritmos estrangeiros para colaborarem. O objetivo? Promover a cooperação e a compreensão cultural entre os diversos povos do Nilo. O rio flui por 11 países e quatro regiões climáticas e, com 6.800 quilômetros, é o mais extenso do mundo.
Para ler o texto completo de Valerie Schloredt clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP