sábado, 31 de maio de 2014

Praia do Futuro: O imenso mar de Karim Aïnouz

divulgação
Praia do Futuro já se posiciona como um dos melhores filmes deste ano. E um dos melhores do cinema brasileiro atual. O cinema que o cearense Karim Aïnouz vem fazendo (outros de sua autoria: Madame Satã, Céu de Sueli, Abismo prateado*) nos relembra que há vida inteligente nos filmes produzidos no país. O cinema independente, descompromissado, que chega do nordeste – inclusive do cinema de raiz que os pernambucanos fazem -, não se enquadra na moldura das produtoras majors tupiniquins e foge da linguagem narrativa – careta ou maneirista – das produções brasileiras que são extensão das novelas e das minisséries da televisão. O filme é resultado de um mix de investidores alemães e brasileiros e da produtora paulista Coração da Selva.
O cinema de Aïnouz é vigoroso e ao mesmo tempo delicado. Competente, maduro, profissional, seguro. E belíssimo. Narra a história original de um bombeiro salva-vidas trabalhando na famosa praia localizada a 11 quilômetros do Centro de Fortaleza atraído por um viajante alemão, um pouco beat, de passagem pelo Brasil e a caminho da Patagônia – o ator Clemens Schick. Relação iniciada na capital cearense, os dois viajam para Berlim, de onde veio Konrad e, lá, Donato, o brasileiro, vai viver com o companheiro, por algum tempo, uma segunda vida, distante do irmão caçula, Ayrton, menino muito ligado a ele, e que deixa para trás, no Brasil - é mais um excelente trabalho do jovem ator.
Para ler o texto completo de Léa Maria Aarão Reis clique aqui

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