terça-feira, 18 de março de 2014

Blog expõe submundo da internet

No último ano, criminosos cibernéticos do Leste Europeu se apropriaram da identidade de Brian Krebs meia dúzia de vezes, tiraram seu site do ar, enviaram material fecal e heroína para a sua porta e mandaram uma unidade da Swat até a casa dele. “Não consigo imaginar o que os meus vizinhos pensam de mim”, disse Krebs.
Com uma espingarda calibre 12 ao seu lado, Krebs, 41, escreve um blog de grande leitura sobre segurança cibernética, o qual cobre um aspecto particularmente obscuro da internet: cibercriminosos em busca de lucros, boa parte em ação a partir do Leste Europeu e ganhando bilhões com malwaresspam, vendas de produtos farmacêuticos, fraudes e furtos de cartões de crédito.
Ele está tão enfronhado no submundo digital que trata pelo primeiro nome alguns dos maiores criminosos cibernéticos. Muitos lhe telefonam regularmente, passam para ele documentos sobre rivais e tentam suborná-lo e ameaçá-lo para que mantenha seus nomes e negócios fora do blog.
Sua aparência e o jeito simples de falar parecem mais apropriados a um corretor de imóveis do que a um homem que passa a maior parte das horas em que está acordado estudando os pontos cegos da internet. Mas poucos fizeram mais do que Krebs para lançar luz no submundo digital.
Sua obsessão pelos hackers começou quando ele era apenas mais uma vítima. Em 2001, um worm – software maligno que pode se espalhar rapidamente – bloqueou o acesso ao seu computador doméstico. “Eu me senti como se alguém tivesse invadido minha casa”, recorda-se Krebs.
Para ler o texto completo de Nicole Perlroth clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP