terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

CASO RACHEL SHEHERAZADE: A jornalista e os justiceiros do Flamengo

Fonte da imagem: http://www.cdhep.org.br/2012/09/brasil-acata-159-das-170-recomendacoes-sobre-direitos-humanos-da-onu/110707_world_unity_hands/
Este texto se destina a quem tem dificuldade de entender o motivo pelo qual Rachel Sheherazade recebeu tantas críticas a respeito de seu comentário no Jornal do SBT, em 5/2/2014, quando comentou e justificou a ação de justiceiros que espancaram, mutilaram, desnudaram e acorrentaram a um poste um jovem que supostamente assaltava pessoas no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro:
1. – O pensamento dela parte de uma visão distorcida do filósofo Thomas Hobbes (1588-1679). Resumidamente, Hobbes afirmava que o ser humano em “estado de natureza” (sem uma estrutura política que o limite) iria sempre perseguir a satisfação de seus desejos, o que resultaria em incessantes conflitos entre as pessoas quando o desejo de um entrasse em conflito com o do outro. Isso resultaria em uma “guerra de todos contra todos”, e daí deriva a necessidade de um Estado forte – e absolutista – que através de sua enorme força repressiva conseguisse limitar os conflitos e assim preservar a integridade física das pessoas – ao custo de sua liberdade. O erro de Rachel Sheherazade nesse aspecto: Hobbes nunca defendeu que os cidadãos seriam capazes de executar “justiça” por conta própria – pelo contrário, considerava que a população em geral é intelectualmente incapaz para discernir sobre questões de justiça, e que todos (sem exceção) possuem o mesmo potencial para serem violentos e despóticos em relação aos seus pares.
Para ler o texto completo de David G. Borges clique aqui
Leia o texto “A liberdade de opinião exacerbada” de Alex Contin clicando aqui
Leia o texto “Violência, farsa e limites do bom senso” de Moisés dos Santos Viana clicando aqui

Leia o texto “Seria a âncora do SBT jornalista?” de Leonardo Araujo clicando aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP