terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Ganhador do Nobel boicota periódicos científicos

Os principais periódicos acadêmicos estão distorcendo o processo científico e representam uma “tirania” que deve ser quebrada, de acordo com um ganhador do Prêmio Nobel que declarou boicote às publicações. Randy Schekman, um biólogo estadunidense que ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina este ano e recebe seu prêmio em Estocolmo, na terça-feira (10/12), disse que o seu laboratório não enviaria mais artigos de pesquisa aos periódicos de alto nível Nature, Cell e Science.
Schekman disse que a pressão para publicar em revistas de “luxo” levou pesquisadores a cortar arestas e a seguir áreas científicas na moda, em vez de fazerem o trabalho mais importante. O problema, disse ele, foi agravado pelos editores, que não são cientistas ativos, mas profissionais que favoreceram os estudos com mais chances de causar furor.
O prestígio de aparecer nas grandes revistas levou a Academia Chinesa de Ciências a pagar aos autores bem-sucedidos o equivalente a US$ 30,000 [cerca de R$ 69 mil]. Metade dos ganhos de alguns pesquisadores foi obtido por meio de tais “propinas”, disse Schekman em uma entrevista.
Para ler o texto completo de Ian Sample clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP