terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

MÍDIA & PIROTECNIA: Machado de Assis, boate Kiss e as ideias fora de lugar



Imbuído dessa perspectiva, proponho uma análise da versão dos oligopólios midiáticos sobre a tragédia que resultou na morte de mais de duas centenas de jovens na boate que se incendiou em Santa Maria, interior de Rio Grande do Sul. Como sempre, a versão geral e irrestrita dos meios de comunicação é precisamente a que se funda tendo em vista a crença absoluta em alguns lugares: o lugar da juventude, a maioria branca e ascendente, inclusive sob o ponto de vista escolar, pois a maior parte dos jovens cursava uma universidade pública; o lugar da mais-valia, o lugar do espetáculo, do show.
O primeiro lugar da versão do oligopólio midiático se inscreve na crença hierárquica de que a morte humana é mais trágica e, portanto sofrível, narrável, pessoal, se for de jovens predominantemente brancos e, diz-se, plenos de futuro, por cursarem prestigiosos cursos universitários. A propósito, a presidente Dilma Rousseff mesmo fixou alguns lugares ao dizer mais ou menos esta pérola: “Perdemos médicos, engenheiros, advogados, agrônomos”, omitindo uma infinidade de outros, como o lugar do professor, por exemplo, na suposição prévia de que é um lugar sem futuro digno.
Não ignoro e muito menos desprezo o inominável escândalo dos jovens que morreram na boate de Santa Maria: mortes estúpidas, banais, violentas, criminosas, imperdoáveis, indeléveis. Minha argumentação tem, no entanto, outro foco, sem lugar fixo para morte, porque fundado na evidência de que por todos os lados, no mundo, as pessoas (inclusive milhões, podendo chegar a bilhões de jovens, mortos de antemão porque condenados a não terem futuro) morrem de forma violenta, principalmente de guerras induzidas e com participação direta do genocida lugar por excelência do Ocidente: o imperialismo americano/europeu/sionista. Por que, tal como reagimos com a tragédia de Santa Maria, não nos escandalizamos igualmente com essa profusão sem fim de banais, violentas, estúpidas, criminosas mortes? Por que o oligopólio midiático não convoca seus famosos apresentadores e jornalistas para, de dia e de noite, discutir, chorar, denunciar todas essas mortes estúpidas, banais, violentas, criminosas, inclusive exigindo que algo seja feito para que elas nunca mais ocorram?
Para ler o texto completo de Luís Eustáquio Soares clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP