domingo, 15 de julho de 2012

A Caverna dos Sonhos Perdidos

O cineasta alemão Werner Herzog realizou um filme na caverna de Chouvet, próxima ao rio Ardèche, no sul da França. Foi descoberta em 1994, três dias antes do Natal, pelo cientista Jean-Marie Chouvet (de onde vem o nome do lugar) acompanhado dos pesquisadores Cristian Hillaire e Elliete Brunel.
Estavam à procura de uma corrente de ar indicativa da presença de cavernas. Toparam com uma fenda em um grande rochedo que os levou a uma das maiores descobertas arqueológicas de todos os tempos: uma grandiosa caverna, com cerca de 400 metros de extensão, aprofundando-se terra adentro. No seu fundo depara-se com majestosos painéis e inúmeras pinturas, praticamente intactas, com cerca de 30 mil anos de existência. Devido a um deslizamento que vedou sua entrada, há dezenas de milhares de anos, a caverna manteve-se intocada, transformando-se numa verdadeira cápsula do tempo, com a história congelada em um momento.
Herzog, ciente desta descoberta e do seu valor para a humanidade, empenhou-se e negociações com o ministério da Cultura da França e converteu-se no único cineasta que conseguiu mostrar imagens da caverna de Chouvet. Produziu um documentário que tem papel inestimável papel para o debate sobre formação da cultura humana e o papel dos mitos em nossa existência. Denominou-o A Caverna dos Sonhos Perdidos – um título que expressa bem sua visão do que viu e queria mostrar.
Para ler o texto completo de Arlindenor Pedro clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP