quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Buddy Guy & John Mayer: duas lendas do blues


Um concerto histórico de uma já consagrada lenda dos blues (Buddy Guy) e de um jovem que já virou lenda (John Mayer).
Buddy Guy (nascido em 30 de julho de 1936 em Lettsworth, Louisiana) é um guitarrista e cantor norte-americano de blues e rock. Conhecido por servir de inspiração para Jimi Hendrix e outras lendas dos anos 60, Guy é considerado um importante expoente do chamado Chicago blues, tornado famoso por Muddy Waters e Howlin Wolf. Foi considerado o 23º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone. Seu estilo agressivo e selvagem de tocar, além de seu vocal rasgante, começaram a chamar a atenção de músicos do rock. Seu estilo é único e inconfundível. Sua música pode variar desde o mais tradicional e profundo blues, à mais criativa, imprevisível e radical agregação entre blues, rock moderno e jazz livre, que se juntam a cada performance ao vivo de maneira inédita. Em 2004, Jon Pareles, crítico de música pop do New York Times, escreveu: "Mr. Guy, 68, mistura anarquia, virtuosismo, blues denso e suas vertentes de uma maneira única, prendendo a si todas as atenções da audiência (...) Guy adora extremos: mudanças repentinas entre sons pesados e leves, ou um doce solo de guitarra seguido por um surto de velocidade, ou peso, improvisando idas e vindas com a voz... Seja cantando com doçura ou raiva, seja trazendo novas entonações a uma nota de blues, ele é um mestre da tensão e do relaxamento, e sua concentração e dedicação são hiponotizantes."
John Mayer (nascido em 16 de outubro de 1977). Em 2003, ele ganhou o prêmio Melhor Performance Vocal Pop Masculina no Grammy Award para "Your Body Is A Wonderland". Começou sua carreira tocando rock principalmente acústico, mas aos poucos começou uma transição para o blues em 2005, colaborando com artistas de renome dos blues como B. B. King, Buddy Guy e Eric Clapton, e por formar o John Mayer Trio. No 49th Annual Grammy Awards, em 2007, Mayer ganhou o prêmio de Melhor Álbum Pop Vocal para "Continuum" e Melhor Performance Vocal Pop Masculina por "Waiting On The World To Change". Apesar da fama de compositor sensível, é também um excelente guitarrista. Influenciado por Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaughan, aceitou um convite de Eric Clapton para tocar no Crossroads Guitar Festival. John permite a gravação de áudio da maioria de seus shows, permitindo também a troca não-comercial destas gravações. Sua criatividade como compositor e sua presença de palco são a base de sua incrível força musical, além de sua voz levemente rouca e elegante que lembra Sting.
Esta música que vão poder apreciar foi tocada no Festival “Farm Aid 2005” realizado no First Midwest Bank Amphitheatre em Tinley Park, Illinois, em 18 de setembro de 2005. Nesta interpretação os dois artistas (na época Guy estava com 69 anos e Mayer com 28) duelam com suas guitarras executando uma das mais empolgantes performances  de "What Kind of Woman Is This?". São 9 minutos imperdíveis.
Vejam e ouçam aqui
Agora em separado, cada um deles pode ser visto e ouvido em uma interpretação. Primeiro, a interpretação “Fever”, de Buddy Guy, aqui
Depois, a interpretação “Heartbreak Warfare”, de John Mayer, aqui



0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP