sábado, 17 de dezembro de 2011

Faleceu Cesária Évora, a grande dama da música africana


Morreu na manhã deste sábado (17/12/2011) a cantora cabo-verdiana Cesária Évora, aos 70 anos, em São Vicente, Cabo Verde.
Conhecida como "Diva dos Pés Descalços", Cesária era considerada como a melhor intérprete da "morna", a música folclórica típica de Cabo Verde. "Nossa música é muitas coisas. Alguns dizem que ela é como o blues ou o jazz. Outros dizem que ela é como a música brasileira, ou a africana, mas ninguém sabe realmente. Nem mesmo os mais velhos", disse Cesária em entrevista à Associated Press em 2000. As canções dela tinham inspiração na amarga história da artista - que perdeu o pai ainda criança - e o sofrimento da população de seu país.
Foi uma das vozes mais expressivas e originais da música mundial. A qualidade da sua voz era de alcance universal, e o reconhecimento internacional que obteve comprovou isso mesmo. Era uma artista singular, que tão bem soube exprimir a cultura e a tradição musical da sua terra, muito para além das fronteiras da língua portuguesa. Sua discografia inclui 24 álbuns. Em 2004, a cantora ganhou um prêmio Grammy de melhor álbum de world music contemporânea. Ela se apresentou algumas vezes no Brasil e, em 2008, abriu a Virada Cultural, em São Paulo (SP).
Ouçam-na aqui a solo e aqui num dueto com Marisa Monte.

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP